Um programa de O&M (Operação e Manutenção) de sucesso depende de vários requisitos, para garantir uma operação segura, eficiente e uma detecção de sinais de falha com a devida antecedência. Assim como é para a indústria, alguns requisitos também se aplicam a usinas fotovoltaicas, que são o foco desta breve postagem. Seguem alguns requisitos básicos:
1. Considerar a O&M da usina desde a fase de projeto, pensando em facilidade de acesso, de medição; esquemas elétricos claros e intuitivos; mecanismos de troca rápida, documentação completa e de fácil interpretação etc.
2. Adquirir produtos e equipamentos de boa qualidade e confiabilidade, com prazo de garantia e assistência adequados.
3. Usar inversores conectados à rede, para facilidade de configuração, atualização, reset remoto, monitoramento e detecção de falhas.
4. Projetar as SKIDs em local adequado, elevado o suficiente para não entrar água de enxurradas e com drenagem eficiente, com ventilação adequada e proteção contra chuva de vento
5. Pensar na O&M também durante a montagem e instalação dos equipamentos, evitando erros e descuidos que levem a falhas prematuras. O erro humano nesta fase deve ser minimizado.
6. Para os sistemas de armazenamento por baterias, fazer duas ou mais strings em paralelo, para que uma possa ser desligada para reparos ou inspeções, mantendo-se a outra energizada.
7. Preferir baterias que permitem acessar cada célula individualmente, para não ser necessário desmontar a bateria para se fazer reparos ou trocas.
8. Contratar uma empresa qualificada para fazer a operação da usina, monitorando o seu desempenho, a qualidade da energia gerada e alertando para quaisquer anomalias.
9. Fazer o comissionamento cuidadosamente e registrar na documentação qualquer atualização necessária.
10. Manter espaço acessível e livre para o pessoal de manutenção.
11. Fazer a devida inspeção e comissionamento, realizando todos testes funcionais com a empresa instaladora (EPC), antes da entrega da obra.
12. Refazer a inspeção e testes funcionais após um ano de operação.
13. Fazer testes de desempenho periódicos de todo sistema fotovoltaico.
14. Planejar o estoque de peças de reposição, considerando a probabilidade de falha de cada item e equipamento.
15. Prever a disponibilidade de profissionais para realizar as tarefas de manutenção preventiva e corretiva. Nem sempre é viável ter uma equipe fixa na usina, como é comum na indústria.
A DataWed integra um pool de empresas especializadas em serviços de operação remota, de implantação de sistemas de monitoramento e de análise de dados (SCADA). Além de soluções de automação industrial voltadas para usinas fotovoltaicas.
Para saber mais, entre em contato conosco.